Giant Sequoia Skyscraper: uma casa da árvore gigante

Giant Sequoia Skyscraper: uma casa da árvore gigante

A raça humana é capaz de coexistir em harmonia com a natureza?

Parece que não. embora haja muita controvérsia sobre esse ponto, o que parece é que as agressões sofridas pelo meio ambiente retornam para nós na forma dos desastres naturais que vêm acontecendo por todo o mundo.

Um dos principais problemas que enfrentamos é a destruição das florestas, que tem um grande impacto sobre os ciclos naturais e sobre as populações locais, como no caso da Amazônia.

Desmatamento da Amazônia

Mas e se eu te dissesse que um grupo de arquitetos sul-coreanos projetou um arranha-céu para ser construído dentro de uma sequoia?

A sequoia é um tipo de árvore especial, muito encontrada na Califórnia. Ela é enorme, podendo chegar a 87 metros de altura e 3 metros de diâmetro.

Adorada pelos nativos norte-americanos ela foi devastada para dar lugar ao que chamamos de progresso.

Apesar de seu tamanho gigantesco, a sequoia não possui raízes profundas, o que causa um problema: quando sua base apodrece a árvore tomba com o seu próprio peso.

Sequoia ao lado de um carro para comparação.

Agora que você já sabe o que é uma sequoia, apresentamos o Evolo Skyscraper Contest.

O projeto é uma competição entre arquitetos para a criação de skyscrapers inovadores em termos de materiais construtivos, estética, integração com o meio-ambiente e tecnologia.

Você pode saber mais sobre a competição aqui.

Dentre vários projetos muito interessantes, nós pinçamos esse, que nada mais é que a casa da árvore das crianças, elevada ao infinito.

Seu nome: Giant Sequoia Skyscraper.

Criado pelos arquitetos Ko Jinhyeuk, Cheong Changwon, Cho Kyuhyung e Choi Sunwoong, o Giant Sequoia Skyscraper é uma estrutura integrada ao tronco de uma sequoia gigante. O objetivo desse arranha-céu não é corporativo nem residencial. A ideia é promover a educação a respeito dessa enorme estrutura e de como ela é importante para o ecossistema. Além disso, o projeto promove naturalmente uma maior integração com a natureza. Diante dessa verdadeira maravilha natural o projeto pretende nos mostrar como somos ridiculamente pequenos.

Um sequoia gigante tem aproximadamente o mesmo tamanho que a Estátua da Liberdade.

Projeto Giant Sequoia Skyscraper

A estrutura está subdividida em pavimentos.

Cada piso tem uma função. Na base, abaixo do nível do solo, temos uma área para camping. No primeiro piso, ao nível do solo, funcionaria um lobby. No segundo piso funcionaria um laboratório. No terceiro, uma área voltada para a educação. No quarto piso, um auditório e, por último, uma área para observação astronômica.

Passos que viram energia

Natural que num projeto desses a geração de energia limpa fosse uma preocupação. Uma das soluções encontradas foi a energia sob pressão. A energia para alimentar o complexo seria gerada através do movimento dos pés das pessoas, captado pelo piso.

O projeto, caso fosse iniciado em 2017, somente seria concluído em 2100.

Algo bem inusitado para os nossos dias em que tudo é feito rápido e as pessoas são cadas vez mais imediatistas.

Dúvidas sobre o Giant Sequoia Skyscraper

Tive algumas dúvidas, cujas respostas não consegui encontrar nas informações do projeto.

  1. O projeto poderia ser utilizado para salvar árvores doentes? Seria viável, do ponto de vista econômico aplicar em larga escala?
  2. O projeto considera a sua aplicação em uma árvore sadia ou doente? Se no primeiro caso, a árvore sobreviveria? Por quanto tempo?
  3. Como seria o transporte das pessoas até o local? Haveria impacto ambiental?

Apesar dessas dúvidas, geradas mais pela curiosidade, o projeto de arquitetura é sensacional.

Se fosse executado, seria algo que estaria fácil na lista "Coisas para ver nessa vida".

Você poder visitar a página no projeto aqui.

 

COMENTE!